Território da Notícia
  • Início
  • Quem somos
  • O que oferecemos
  • Nossos parceiros
  • Contato
  • Blog
9 de julho de 2025 por Vênuz Capel

Crise climática nas periferias: como informar é também uma forma de mobilizar

Crise climática nas periferias: como informar é também uma forma de mobilizar
9 de julho de 2025 por Vênuz Capel

Enchentes, secas, aumento no preço dos alimentos, fome, doenças.


A crise climática já faz parte do nosso dia a dia — mas ainda é um assunto que precisa ser melhor compreendido, principalmente por quem mais sente seus efeitos: as populações periféricas, negras, indígenas e pobres.

Apesar das mudanças no planeta serem visíveis e urgentes, o desconhecimento sobre o tema ainda é grande. Muitas vezes, os debates sobre clima são apresentados de forma distante da realidade das periferias, dificultando o entendimento e a mobilização.

Foi pensando nisso que o Território da Notícia, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, desenvolveu de 2022 a 2024 a campanha Planeta Território.

Durante esse período, veiculamos conteúdos jornalísticos produzidos por mídias periféricas parceiras diretamente nos nossos totens digitais, instalados em comércios das zonas Sul, Norte e Leste de São Paulo.

A ideia foi clara: falar de clima no território, com a linguagem do território.

E os resultados apareceram. Segundo um inquérito feito com o público que circula nos locais onde os totens estão presentes, o conhecimento sobre temas ligados à crise climática aumentou significativamente:

  • Racismo ambiental: desconhecimento caiu de 83% para 66%
  • Transporte público sustentável: de 78% para 64%
  • Culturas e saberes tradicionais: de 70% para 57%
  • Educação ambiental: de 71% para 46%
  • Natureza e saúde: de 57% para 43%
  • Preservação ou destruição do meio ambiente: de 64% para 43%

Esses dados mostram que, quando a informação chega, ela transforma.

No Território da Notícia, seguimos firmes no propósito de traduzir temas urgentes para o cotidiano das quebradas, fortalecendo o direito à informação e promovendo o letramento climático nos territórios.

Porque comunicar é também cuidar do planeta — e das pessoas.

Artigo anteriorCuradoria TN: Informação com Propósito PopularPróximo artigo Quem faz jornalismo no Brasil? A urgência de diversidade nas redações

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Quem faz jornalismo no Brasil? A urgência de diversidade nas redações16 de julho de 2025
Crise climática nas periferias: como informar é também uma forma de mobilizar9 de julho de 2025
Curadoria TN: Informação com Propósito Popular25 de junho de 2025

Categorias

  • News
  • Post
  • Sem categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

agencia muralbigstechsbitesBuenos Airescampanhasconteúdocrise climáticacuradoriadesenrola e não me enroladeserto de notíciasDesinformaçãodiversidadeespmestudoseventofestival3igoogleIndiainovaçãoinstituto clima e sociedadeintercambiojornalismoMedia Party 2024meio ambientemetanoticiasnotícianotíciasperfilperiferiaPeriferia em Movimentopesquisaplaneta territórioprojetosredaçõesriodejaneirotecnologiaTerritório da Notíciatotens