Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024, o Território da Notícia participou do Media Party, um dos maiores encontros internacionais de inovação em mídia, realizado em Buenos Aires, na Argentina. O evento reúne jornalistas, desenvolvedores, empreendedores e ativistas de diferentes países para debater o futuro da informação e da comunicação.
Durante a programação, o Território da Notícia apresentou sua atuação como startup de mídia voltada ao combate dos desertos informativos nas periferias de São Paulo, com foco no fortalecimento do letramento climático e na promoção da informação de qualidade nos territórios periféricos.
Criado em 2021, o projeto se consolidou como uma solução inovadora ao conectar conteúdos produzidos por 14 mídias parceiras diretamente com o cotidiano das comunidades. Hoje, são 15telas digitais instaladas em comércios de grande circulação nas zonas Sul, Norte e Leste da capital paulista, alcançando um público potencial de mais de 350 mil pessoas por mês.
“A participação do Território da Notícia no Media Party é uma oportunidade de estreitar laços com mídias e produtores da América Latina e do mundo. Queremos evidenciar a importância de combater os desertos de notícias e garantir o acesso à informação de qualidade onde ela mais faz falta, destacando o papel essencial da mídia comunitária na construção de um futuro mais justo e sustentável”, destaca Thiago Borges, gerente de produto do Território da Notícia.
A presença no evento reafirma o compromisso do Território da Notícia com a inovação, a justiça climática e a democratização da informação, colocando as periferias no centro do debate sobre o futuro da mídia.
Esta é a segunda vez que o TN participa do Media Party. Em 2023, Thiago Borges também esteve no evento e estreitou laços com o MDIF – Media Development Investment Fund, que apoia iniciativas do campo ao redor do mundo.